Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Google é condenado a excluir notícias sobre escândalo político em Goiás

Publicado por Thiago Jácomo
há 9 anos

O site Google foi condenado a excluir dos seus motores de buscas várias notícias ligadas a um escândalo político ocorrido em 2006. Na época, o candidato Osvaldo Pereira foi protagonista de uma reportagem, produzida e veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo. Ele era candidato a governador do Estado de Goiás pelo PSL e foi flagrado pelos jornalistas da Tv Globo tentando vender seu horário político no Rádio e na TV. A partir dessa reportagem, divulgada em rede nacional, o candidato não concorreu mais ao cargo de Governador e desistiu da vida pública.

Após a veiculação da reportagem pela Tv Globo, diversos veículos de comunicação reproduziram as notícias sobre esse episódio, tanto em outros canais de Tv, quanto em Rádios, Impressos e portais de notícias. Em novembro de 2014, o advogado Thiago Jácomo, sócio do escritório Fátima Jácomo Sociedade de Advogados e especialista em Direito Digital, representou o referido candidato e ajuizou ação contra o Google, requerendo a remoção das notícias sobre o escândalo dos motores de buscas do site. Thiago Jácomo defendeu a tese de que já se passaram quase nove anos desde o escândalo e as notícias continuam disponíveis para todos, o que gera para Osvaldo Pereira um abalo ao seu nome, imagem, prestígio, honra e dignidade, uma vez que ele já pagou pelo seu erro à época do episódio e a manutenção dessas informações na Internet impossibilita que ele se livre dos estereótipos negativos que se criam a partir do acesso às informações desabonadoras.

Thiago Jácomo esclareceu que a medida judicial não busca uma censura ou violar a liberdade de informação. Destaca-se texto da petição do advogado:

“É importante ser destacado que o autor não busca censura ou afronta à liberdade de informação, uma vez que seu pedido não é que as notícias sejam deletadas pelos veículos de comunicação responsáveis pelas publicações, mas somente que o google, atual requerido, dificulte o acesso às informações a partir dos seus motores de buscas, uma vez que tais notícias não possuem mais interesse público e violam diversos direitos constitucionais e de personalidade do autor: dignidade, bom nome, imagem, privacidade, etc.”

O Juiz Jair Xavier Ferro, 2º Juiz da 10ª Vara Cível de Goiânia, deferiu medida liminar e condenou o Google a excluir dos motores de buscas as notícias sobre o escândalo, pois considerou a continuidade dos hiperlinks na Internet traz danos irreparáveis ao cidadão. De acordo com o advogado Thiago Jácomo “as publicações devem ser removidas dos motores de buscas, pois são fatos ultrapassados, sem interesse público e, que sem sombra de dúvidas, contribuem significativamente para perpetuar uma injustiça gigantesca contra o autor, pois há uma clara violação aos seus direitos de personalidade”.

Esse é mais um dos raros casos de aplicação do Direito ao Esquecimento em Goiás. No Brasil ainda são poucos os casos judiciais em que cidadãos pedem para ser “esquecidos” de algum site. Entretanto, na Europa, já são mais de 70.000 internautas que pediram apenas ao Google para serem esquecidos dos motores de busca do site.

  • Sobre o autorAdvogado e Jornalista
  • Publicações10
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/google-e-condenado-a-excluir-noticias-sobre-escandalo-politico-em-goias/158557528

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Caso eu queira ser esquecido no Google posso??? Rsrsrsr
Mas se eu quiser ser mega lembrado tem como??? Kkkkkkkkk
Isso é impedir o Povo a informação histórica!!!
Assim não haveria mais historia, imagine se já no inicio dos tempos fosse pedido para que os estoriadores esquecessem os fatos ocorridos com um dos mais importantes membros da historia, Como D.Pedro I nas margens do Ipiranga???
É o mundo esta virado de cabeça pra baixo mesmo!!! continuar lendo

E podemos ver um pouco mais de perto. Tal registro histórico nos "motores de busca" não impediu o retorno de Collor como candidato eleito. continuar lendo

Francamente... lamentável... é fato histórico, não deve ser esquecido.
Infringindo a dignidade dele? mas não pensou em ferir a do povo com seus atos. continuar lendo

precedente perigoso, daqui uns dias se a pessoa quiser epsquisar sobre um politico ou em alguma pessoa que precisa confiar a administracao pubilca, nao vai conseguir saber nem o primeiro nome direito, haja paciencia!! uma afronta sim a liberdade de informacao principalmente se for personalidade pública. se ele fosse inocentado do fato, ate entenderia. continuar lendo

Por que a Alemanha não processa o Google e os livros de história? Eles mudaram, são um dos maiores combatentes do nazismo e possuem as leis mais duras para sua prática!
Por que ele não processa todas as bibliotecas que arquivam exemplares fisicos de jornais?
Por que a história faz parte do que fomos e não deve ser apagada, o passado não pode ser mudado!

Acho que impedir um mecanismo de busca de mostrar os resultados para um termo é censura e das piores ainda!

Na minha humilde opinião de m... o juiz deveria apenas se preocupara em quais são os critérios para ordenar os resultados da busca (igualitários para qualquer termo), mas em hipotese nenhuma deveria existir a ocultação de resultados.

Direito do esquecimento só tem sentido se a reportagem se mostrar errada após julgada inocencia (e mesmo assim somente se ela não tiver o carater informativo da investigação), mas sempre contra aqueles que publicaram as matérias e nunca contra o mecanismo de busca. continuar lendo